PROJETO FOLCLORE
TEMA: Folclore, fonte de cultura e tradição de um povo.
Justificativa:
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. Faz parte da cultura do povo brasileiro. É fato que o Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações, representações e lendas que pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura. Com este projeto pretendemos repassar os valores culturais que fazem parte da nossa vida através de lendas e ilustrações, levando o aluno a valorizar o saber popular.
Objeto Geral:
Compreender o folclore como manifestação sócio-cultural.
Objetivos específicos (Atitudinais):
• Oportunizar o aluno a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
• Conhecer e divulgar a importância do Folclore;
• Desenvolver a imaginação, através a leitura de lendas folclóricas;
• Incentivar o gosto pela leitura, arte, música de forma contextualizada;
• Conhecer para valorizar a cultura popular.
• Desenvolver a atenção, raciocínio e criatividade.
Procedimentais:
- Discutir sobre o tema para facilitar a realização do trabalho,
- Buscar o verdadeiro significado de folclore e sua origem
- Resgatar a importância do Folclore,
- Divulgar valores culturais,
- Pesquisar algumas lendas do Folclore brasileiro,
- Produzir escritos relativos ao tema,
- Registrar idéias e propostas.
Conceituais:
- Ler e interpretar textos
- Elaborar apresentações folclóricas para culminância.
Disciplinas contempladas:
L. Portuguesa: Lendas, textos, parlendas, trava-línguas, adivinhas, piadas e cantigas de roda.
Matemática: Receitas, numerais e operações.
História e Geografia: História do folclore, manifestações culturais, religiosas, etc.
Metodologia:
Músicas (cantigas de roda)
Produções de textos
Brincadeiras
Confecção de cartazes
Dramatização
Avaliação
É importante realizar uma avaliação diagnóstica no inicio do projeto para confirmação do nível evolutivo em que o aluno se encontra e, ao final observar os avanços e obstáculos.
A avaliação deverá ser feita durante todo o processo de realização do trabalho. A participação do aluno, a criatividade nas atividades realizadas, o esforço empregado, enfim, tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário