terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto Folclore

PROJETO FOLCLORE



TEMA: Folclore, fonte de cultura e tradição de um povo.

Justificativa:

O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. Faz parte da cultura do povo brasileiro. É fato que o Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações, representações e lendas que pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura. Com este projeto pretendemos repassar os valores culturais que fazem parte da nossa vida através de lendas e ilustrações, levando o aluno a valorizar o saber popular.


Objeto Geral:

Compreender o folclore como manifestação sócio-cultural.


Objetivos específicos (Atitudinais):

• Oportunizar o aluno a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;

• Conhecer e divulgar a importância do Folclore;

• Desenvolver a imaginação, através a leitura de lendas folclóricas;

• Incentivar o gosto pela leitura, arte, música de forma contextualizada;

• Conhecer para valorizar a cultura popular.

• Desenvolver a atenção, raciocínio e criatividade.


Procedimentais:

- Discutir sobre o tema para facilitar a realização do trabalho,

- Buscar o verdadeiro significado de folclore e sua origem

- Resgatar a importância do Folclore,

- Divulgar valores culturais,

- Pesquisar algumas lendas do Folclore brasileiro,

- Produzir escritos relativos ao tema,

- Registrar idéias e propostas.


Conceituais:

- Ler e interpretar textos

- Elaborar apresentações folclóricas para culminância.


Disciplinas contempladas:


L. Portuguesa: Lendas, textos, parlendas, trava-línguas, adivinhas, piadas e cantigas de roda.

Matemática: Receitas, numerais e operações.

História e Geografia: História do folclore, manifestações culturais, religiosas, etc.


Metodologia:

Músicas (cantigas de roda)

Produções de textos

Brincadeiras

Confecção de cartazes

Dramatização


Avaliação

É importante realizar uma avaliação diagnóstica no inicio do projeto para confirmação do nível evolutivo em que o aluno se encontra e, ao final observar os avanços e obstáculos.

A avaliação deverá ser feita durante todo o processo de realização do trabalho. A participação do aluno, a criatividade nas atividades realizadas, o esforço empregado, enfim, tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário