quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CURIOSIDADES - CONFIRA

O peixe mais feio do mundo



A cara não ajuda muito, nem o aspecto gelatinoso. O peixe bolha (Psychrolutes marcidus) vive a 900 m de profundidade na costa leste australiana. Ninguém o vê direito, coitado. Mede até 30 cm. O bicho nem caça – fica flutuando, à espera de alimentos. Vida boa. Mas o peixe mais feio do mundo corre perigo, denunciam ambientalistas australianos.

A pesca desenfreada de caranguejos e lagostas provoca um desequilíbrio geral na cadeia alimentar que pode fazer com que o peixe bolha suma do mapa. Falta comida pra ele. Ele consome plantinhas e peixes bem menores que ele.

Está rolando na Austrália até abaixo-assinado para que o animal gelatinoso, com essa aparência de humano órfão, permaneça vivo. É o mico leão do Pacífico.



Uma em cada cinco pessoas acreditam em ET´s

20% da população mundial acredita que os extraterrestres andam entre nós disfarçados de pessoas normais.

O inquérito feito pela Reuters a 23 mil adultos em mais de 22 países revelou que 1 em cada 5 pessoas acredita na existência de ET’s, ou seja, 20% da população mundial. Isto significa que 80% do mundo não acredita em ‘aliens’.

Mais de 40% dos inquiridos da Índia e da China acredita que os extraterrestres vivem entre nós disfarçados de humanos, enquanto que belgas, suecos e holandeses são os menos crentes, com apenas 8% a acreditar na existência de ET’s. “A explicação pode estar no facto de nos países pequenos se conhecer bem os vizinhos”, afirmou John Wright, da firma Ipsos.

Em termos de género, mais homens do que mulheres – 22% versus 17% – acredita na existência de extraterrestres.



Conversar com mulher bonita faz mal ao cérebro masculino

Os cientistas confirmaram algo que o Editor do UOL Tabloide sabe há tempos: estar na presença de uma mulher bonita realmente embaralha o cérebro masculino.

Um estudo revelou que homens que passam poucos minutos na companhia de uma mulher atraente têm desempenho inferior em testes que avaliam a função cerebral.

Os estudiosos sugerem que os homens utilizam tanto sua função cerebral tentando impressionar as mulheres que ficam com "pouco espaço" para outras tarefas.

Psicólogos da Universidade de Radboud, na Holanda, realizaram o estudo com 40 estudantes do sexo masculino. Eles fizeram um teste de memória padrão e depois conversaram por sete minutos com homens ou mulheres antes de repetir o teste.

Os resultados mostraram que os homens eram mais lentos e imprecisos depois de tentar impressionar a mulherada.

Já quando a tarefa foi realizada por mulheres, a pontuação permaneceu a mesma, não importando se elas tinham conversado com homens ou mulheres.

O psicólogo George Fieldman explica que os homens são programados para pensar em passar seus genes para frente, ou seja, reproduzir. "Quando um homem encontra uma mulher bonita, ele está o que chamamos de 'reprodutivamente focado'", afirma.



Como é que a borracha apaga?

De dois jeitos. Em primeiro lugar, o grafite gruda com muito mais facilidade na borracha que no papel. Se você desenhava com lápis na sua borracha quando pequeno, já realizou a experiência que demonstra esse fato. Fazendo isso, dá para perceber nitidamente que a superfície da borracha consegue reter mais grafite que as folhas do caderno. Entretanto, se o grafite ficasse preso no corpo da borracha, ela ficaria saturada rapidinho, certo? Isso não ocorre porque ela se desfaz enquanto apaga, soltando aquelas raspas e é nelas que o grafite fica preso. Mas, se fosse só isso, sempre sobraria um pouco de grafite, já que parte dele fica impregnada na folha. Aí, a outra coisa que a borracha faz é literalmente lixar o papel. Por isso, a fórmula contém componentes abrasivos como pó de quartzo e talco, diz o químico Marco Antonio Malaquias, que trabalha para um fabricante de borrachas. Esses elementos raspam a folha para tirar aquele grafite mais resistente. Mas apagar traços de caneta é bem mais difícil, porque a tinta penetra fundo nos poros do papel. Assim sendo, as borrachas de caneta trazem uma quantidade bem maior dos tais abrasivos por isso são duras daquele jeito.



A origem do Halloween

Inventado pelos celtas – povo que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo nascer –, o Halloween marca o fim oficial do verão e também:

• O início do ano-novo;

• O final da terceira e última colheita do ano;

• O início do armazenamento de provisões para o inverno;

• Início do período de retorno dos rebanhos do pasto;

• A renovação de suas leis.

Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.



Você sabia que Jesus não nasceu em dezembro?

As pessoas que inventaram 25 de dezembro como o dia do nascimento de cristo fosse o mesmo que o nascimento do sol(de acordo com eles o dia que o sol começa um novo ciclo). A Bíblia não diz a data de seu nascimento, mas da fortes evidencias de que não foi em dezembro. Por exemplo, esse mês é frio e chuvoso no lugar onde Jesus nasceu, a Bíblia diz até que era impossível ficar fora de casa nessa época. Mas ela diz que os pastores viviam ao ar livre, o que indica que o seu nascimento não ocorreu neste mês. Outra evidencia é que Jesus morreu com 33 anos e meio. Ele morreu num mês que corresponde no nosso calendário aos meses de março e abril, se contarmos mais 6 meses, o que corresponderia a mais um ano, chegaremos aos meses de setembro e outubro, os prováveis meses de seu nascimento.



Celular controlado pela mente?

A Nokia está desenvolvendo um aplicativo, o Think Contacts, que permite operar o celular com a força da mente. O usuário coloca um headset especial na cabeça (o Neurosky, que mede algumas ondas cerebrais), se concentra e pronto: dependendo do seu nível de concentração, o celular executa determinadas ações, como selecionar contatos e fazer ligações. O sistema, que roda no Nokia N900, ainda é primitivo; seu principal problema é o tamanho do headset. Mas tomara que dê certo – quem não gostaria de controlar seus gadgets usando a mente?



Cadeira de rodas conduzida pela respiração

Comunicar com a família. Escrever mails e navegar na Internet. Conduzir uma cadeira de rodas elétrica. Estas são algumas das conquistas de doentes tetraplégicos que testaram um novo dispositivo criado por investigadores israelitas. A forma de comandar o dispositivo é inovadora: através da respiração.

Os investigadores do Instituto Weizmann partiram do pressuposto que os canais respiratórios se conservam mesmo depois de lesões graves e os doentes mantêm a capacidade de o controlar.

Assim, o dispositivo criado pelos israelitas deteta as pequenas mudanças de pressão de ar e transforma-os em sinais elétricos. Esses sinais servem para controlar um mecanismo semelhante a um joystick ou um rato que permite um vasto campo de aplicações: desde escolher letras do alfabeto até conduzir uma cadeira de rodas elétrica. Uma das vantagens encontrada é a rapidez: 20 segundos a um minuto é o tempo que os utilizadores levam para escolher uma letra - menos que nos dispositivos que funcionam com piscar de olhos.

Os casos de sucesso relatados à imprensa são três, segundo a BBC Brasil. Uma mulher, de 63 anos, tetraplégica em consequencia de esclerose múltipla, escreveu um texto pela primeira vez em dez anos e já usa a internet para, entre outras coisas, escrever mails.

O segundo caso é o de uma mulher com 53 anos que, sete meses antes, tinha sofrido um derrame e não conseguia comunicar com a família. Nem sequer tinha controlo sobre as palpebras para estabelecer ligação através do piscar de olho. Este dispositivo ter-lhe-á devolvido a faculdade de comunicar com a família e escrever textos.

O terceiro caso pertence a um homem, de 30 anos, tetraplégico havia seis anos devido a um acidente de carro. Neste caso, o dispositivo foi usado para controlar uma cadeira de rodas num percurso de 30 metros com curvas de 90º graus. À terceira tentativa o controlo da cadeira era semelhante à de uma pessoa sem deficiência.



Ração humana

A ração humana virou uma verdadeira febre entre as mulheres do Brasil inteiro. Aquela enorme quantidade de misturas de vários ingredientes, dentre a maioria cereais integrais vem se destacando entre a alimentação das brasileiras. Especialistas já disseram que a ração humana pode controlar colesterol e diabtes, regular o intestino e ajudar a desintoxicar o organismo. Mas, quais são os efeitos para quem quer emagrecer? Qual a quantidade ideal para o consumo?

A tentação é grande, afinal, você apenas substitui a ração humana por alguma refeição diária e tem alguns quilinhos a menos. Isso para as que andam sem tempo é uma maravilha. Pelo seu alto teor de fibras e gorduras, a ração humana faz com que o intestino funcione mais rápido e as fibras ainda dão uma sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore mais tempo a aparecer. Para a nutricionista Roberta Stella, isso não significa que a ração humana emagrece. Para ela, o que faz a pessoa emagrecer é uma alimentação com menor quantidade de calorias do que a necessidade diária.

Na opinião da nutricionista Camila Machado, a ração humana tem o efeito de perder peso, desde que sejam feitos exercícios físicos e mantida uma alimentação balanceada. Ela ainda lembra que a prescrição do alimento deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades e que o consumo ideal é usar nos lanches como café e o lanche da tarde e não ulrapssar duas coheres de sopa por dia.

Usar a ração humana como complemento de uma alimentação saudável vale a pena, pois ela só contém produtos naturais. O que não dá é para exagerar, pois não se deve esquecer que a ingestão do produto em demasia, apesar de natural, pode ser bem calórica, devido a quantidade açúcar mascavo presente e ainda aos produtos que dão complemento à ração. Prefira frutas cítricas, no caso de tomar a ração com sucos, ou ainda produtos desnatados.

A ração humana é sim um ótimo complemento para quem quer ter uma alimentação balanceada e correta. Basta apenas saber administrar o seu uso e não exagerar em nada, tomando sempre cuidado com a sua sáude. Não adianta emagrecer e ter a saúde prejudicada lá na frente. Procure um profissional que possa te ajudar a criar tais hábitos alimentares de maneira saudável.



Vegetarianos são mais inteligentes

É o que dizem pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Eles analisaram os hábitos alimentares e o QI de oito mil voluntários num período de 20 anos (fizeram testes quando todos tinham dez anos de idade e de novo aos 30) e notaram que o QI dos que seguiam dietas vegetarianas era, em média, cinco pontos mais alto do que o daqueles que comiam carne regularmente. Com os pontinhos a mais, os vegetarianos também eram mais propensos a ter diploma de curso superior e empregos melhores.

Por quê? Os caras ainda não sabem ao certo. Mas, até então, eles trabalham com duas hipóteses: (1) a alimentação saudável do vegetariano poderia, de algum forma, aumentar sua capacidade cerebral (explicação que não acham tão provável); e (2) as pessoas de QI mais alto podem ser mais propensas a se preocuparem com o bem-estar dos animais, além de serem mais atentas aos benefícios de uma dieta saudável – o que as levaria direto para os braços do vegetarianismo (nessa eles botam uma fé especial e prometem investigar mais).

Boa “vingança” para quem já foi motivo de piada ao pedir um cachorro quente completo, mas sem salsicha na banquinha da esquina, né? Tenho uma amiga que faz isso, nem é brincadeira.



O espirro

Espirro ou esternutação é uma forma do corpo expulsar o dioxido de carbono em excesso, sob a forma de particulas liquidas (perdigotos). O espirro é geralmente um acontecimento ruidoso, mal cheiroso, e torna-se particularmente desagradavel quando a pessoa que espirra nao põe a mao à frente. O espirro é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro que espalha até 40.000 gotículas infecciosas cujo diamêtro varia de 0.5 a 5 µm.

Causa

O espirro geralmente é causado por irritação e às vezes por bloqueio bacteriano na garganta, pulmões ou nas passagens do nariz. Para espirrar de proposito, recomendamos que faça cocegas com uma pena no nariz. Substâncias que causam alergia como pólen, pêlos de animais, poeiras, assim como outras partículas que não causam alergia são geralmente inofensivas, mas quando irritam o nariz, o corpo responde ao expirá-las das passagens nasais.


Curiosidades sobre o piano

Piano é a abreviatura de pianoforte.

Atribui-se sua invenção a Bartolomeo Cristofori, de Florença. Sabe-se que inventou um cravo que toca suavemente (piano) e fortemente por volta de 1698.

Um piano precisa ser afinado uma vez por ano. Quando o uso é diário, deve ser afinado a cada seis meses ou menos.

Alguns compositores contemporâneos, como John Cage, Toni Frade e Hermeto Pascoal, inovaram no som do piano ao colocarem objetos no interior da caixa de ressonância ou modificarem o mecanismo. A um piano assim alterado chama-se piano preparado.

Não é possível num instrumento com teclado obter quintas, terças e oitavas todas “justas”. Exceto as oitavas, nenhum outro intervalo soa “puro” acusticamente, embora a impureza seja suficientemente fraca para ser tolerável pelo ouvido



Gel estraga o cabelo?

Não é o gel que danifica o cabelo, e alguns de seus componetes e isso e muito particular ao tipo do seu couro cabeludo.

Cabelos oleosos podem usar gel, cabelos mais secos devem usar pomada por exemplo. Porém tenha restriçoes aos geis com alcool, o alcool danifica mais os cabelos.

Hoje o gel é produto de beleza completo, e pode ate ajudar a tratar seu cabelo, bem como proteger dos raios solares.

Use gel própio para o seu tipo de cabelo no dia dia, se for para dar um visual diferente não tem probema, pode abusar, mais no dia a dia use os que tenham na sua formula filtro solar.



Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositalmente) porque o cérebro prevê seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas.

Quando alguém nos cutuca, o corpo reage, tornando-se tenso.Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário