quinta-feira, 9 de setembro de 2010

HISTÓRIA DO FUTEBOL

HISTÓRIA DO FUTEBOL


A discussão sobre quem inventou o futebol atravessa os séculos. O mais provável é que o esporte tenha se originado na China, 2.600 antes de Cristo. Seu nome era kemari. Com a finalidade de treinar soldados, 16 jogadores se dividiam em duas equipes para jogar uma bola de couro, cheia de chinas e cabelos, de pé em pé, sem derrubar, dentro de duas estacas que ficavam fincadas no chão e ligadas por um fio de cera.

Os gregos também se dizem criadores do esporte. Por volta do século I a.C., existiu o epyskiros, mais um jogo militar, disputado na cidade de Esparta, utilizando como bola uma bexiga de boi cheia de areia. O número de jogadores subiu para quinze por time.

O jogo grego chegou a Roma e, na Idade Média, transformou-se no harpastum, um jogo onde militares se dividiam em defensores e atacantes para disputar a partida. Foi na atual Itália, em 1529, que surgiu na nobreza o gioco del calcio, com 10 juizes e 27 jogadores de cada lado, com posições fixas e, pela primeira vez, sem poder dar socos e pontapés.Na segunda metade do século 17, o "gioco del calcio" foi para a Inglaterra. O terreno tinha de medir 120 por 180 metros e em suas extremidades havia dois postes de madeira, chamados de gol (do inglês "goal", que significa "objetivo").

Somente em 1660, na Inglaterra, surgem regulamentações. O tamanho do campo é fixado em 80 por 120 metros e os postes teriam um metro de largura. A bola era de couro, cheia de ar, e deveria passar entre os postes. O número de jogadores foi determinado. O futebol, a partir de então, passou a fazer parte do cotidiano dos estudantes e dos filhos dos nobres. Em 1868, surgiu o árbitro e a evolução começou a se acelerar. Apareceram apito, travessão, redes, pênalti e, principalmente, o número de jogadores que permanece até hoje: 11. Numa conferência realizada em Cambridge, em 1848, estabeleceu-se um código único de regras.

O mais antigo clube de futebol, o Notts County, apareceu em 1862, um ano antes da formação da Football Association, que pegou como base o regulamento de Cambridge. Neste mesmo ano, Escócia e Inglaterra empataram por 0 a 0 no primeiro jogo internacional. Pouco antes de se profissionalizar, o futebol viu seu primeiro torneio internacional: a Copa Interbritânica. Finalmente, em 1885, iniciava-se o profissionalismo no futebol. No ano seguinte era criado o International Board, entidade encarregada de fixar e eventualmente mudar as regras do jogo. Em 1897, um time inglês chamado Corinthians fazia sua primeira excursão fora da Europa, ficando uma temporada na África do Sul. Para organizar campeonatos, fundou-se em 1888 a Football League.

Em 1901, surgiu o limite das áreas e seis anos depois, a "lei do impedimento". Neste meio tempo, em 1904, a Federação Internacional de Football Association, a Fifa, foi fundada em Paris. Nos Jogos Olímpicos, o futebol foi admitido em 1908 e a primeira seleção a ser campeã foi a Inglaterra, que venceu a Dinamarca por 2 a 0.

O FUTEBOL NO BRASIL

Embora todos digam que quem trouxe o futebol para o Brasil foi o paulista Charles Miller, existem controvérsias sobre isto. No início da segunda metade do século 19, marinheiros europeus que atracavam nos portos brasileiros praticavam o esporte em nossas praias. No ano de 1882, os funcionários da São Paulo Railway teriam aprendido a jogar e praticavam o esporte após o serviço. No mesmo ano, o futebol se propagou pelas ferrovias chegando até a Leopoldina Raiway, no Rio. Porém, a data oficial que ficou gravada nos livros é a de 1884, ano em que Miller, o paulista do Brás, voltava da Inglaterra, onde tinha ido estudar, trazendo duas bolas, calções, chuteiras, camisas e a bomba para encher a bola.

A primeira grande partida teria acontecido no ano seguinte, 1885, na Várzea do Carmo, em São Paulo. Os protagonistas eram dois times formados por ingleses radicados na capital paulista, funcionários da Companhia de Gás, de um lado, e da São Paulo Railway, do outro. O resultado do jogo foi 4 a 2 para a São Paulo Railway. Em pouco tempo, o esporte passava a interessar aos brasileiros. Em 1898, estudantes do Mackenzie College, em São Paulo, fundaram o primeiro clube brasileiro para a prática do futebol: a Associação Atlética Mackenzie. O São Paulo Athletic, clube de ingleses, logo organizou seu departamento de futebol. Seguiram-se o SC Internacional e o SC Germânia.

Em 1900, surgiram o SC Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e a AA Ponte Preta, em Campinas. Em 1902, foi realizado o primeiro Campeonato Paulista e o vencedor foi o São Paulo Athletic Club. Nesse ano, o Fluminense FC é fundado no Rio. Quatro anos depois, aconteceria a primeira partida internacional oficial no Velódromo, em São Paulo, entre a Seleção Paulista e uma seleção sul-africana. Os paulistas perderam por 6 a 0.

Em 1910, o Fluminense promoveu uma excursão do time do Corinthians da Inglaterra, que alcançou grandes vitórias em gramados brasileiros. Em homenagem a esse time inglês, foi fundado em São Paulo um clube que seria muito famoso no futuro: o Sport Club Corinthians Paulista. O Flamengo surgiu no Rio, em 1911, como time de futebol.

A primeira vitória brasileira no exterior aconteceu em 1913. O time do Americano, reforçado, fez 2 a 0 sobre o combinado de Buenos Aires. No ano seguinte, foi fundada a Federação Brasileira de Sports que, em 1916, passou a se chamar CBD (Confederação Brasileira de Desportos), reconhecida pela Fifa em 1923. Já a primeira partida profissional no Brasil só aconteceu em 1933 entre o Santos FC e o São Paulo FC. Sete anos depois, São Paulo ganhou o estádio do Pacaembu e, em 1948, foi lançada a pedra fundamental do Maracanã.

O Vasco se tornou o primeiro time brasileiro a vencer uma competição no exterior, ao ganhar o Torneio dos Campeões, em 1948, no Chile. A evolução culminaria em 1958, na Suécia, com a conquista pela primeira vez da Copa do Mundo. Quatro anos depois, o Brasil tornou-se bicampeão mundial, jogando novamente no Chile. Confirmando essa supremacia, o Santos FC ganhou seguidamente, em 1962/63, o campeonato mundial interclubes. No México, em 1970, a seleção brasileira realizou o grande sonho nacional: a conquista do tricampeonato mundial e a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Um novo título mundial só viria em 1994, na Copa dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário